Ibadju

O IBADJU

IBADJU%202.jpg

PENSE BIBLICAMENTE, FAÇA TEOLGIA NO IBADJU.

Vivemos numa sociedade imediatista, cuja mensagem é: Não perder tempo! Inserida nessa sociedade global onde o apelo ao instantâneo, muitas igrejas, acabam enxugado currículos teológicos a fim de acelerar a preparação dos chamados. Etapas fundamentais de tempo e conteúdo que são essenciais para o crescimento e aperfeiçoamento teológico têm sido excluídas ou ignoradas. Infelizmente atalhos produzem líderes, homens e mulheres, com pouco ou superficial conhecimento e entendimento teológico. A igreja tem ignorado uma das principais instruções que o Mestre Jesus entregou na grande comissão: ensinar a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado . Da mesma maneira o apóstolo Paulo exortou a Timóteo para permanecer naquilo que aprendeu, e de que foste inteirado .

 

A necessidade de permanecer na Palavra de Deus e conhecer todas as coisas que Jesus ensinou é fundamental para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra Uma igreja teologicamente instruída é essencial para permanecer no caminho que Jesus Cristo ensinou. 

 

Portanto, a formação teológica da igreja é fundamental para levantar pensadores prontos para influenciar e responder a razão da esperança que há na fé teológica . Pensadores que possam exercer um papel importante na formação de líderes ensinando-os a entrar e sair em todos os lugares da sociedade e prepará-los para como cristãos exercerem suas atividades profissionais, familiares, conjugais, educacionais ou em qualquer outro segmento para poder professar sábia e teologicamente sua fé.

 

 

A educação cristã tem sua importância fundamentada na própria história do povo de Deus desde os primórdios da criação. No Jardim do Éden Deus instruiu a Adão e Eva quanto ao propósito de cultivar e cuidarem do jardim: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, por que no dia em que dela comer, certamente morrerá (Gn 2.16-17).

 

Assim prossegue por todo o contexto do Antigo Testamento, de que o plano fundamental de Deus sempre foi o de que a educação do seu povo deveria acontecer, desde o contexto familiar (Ex 12.26,27; Dt 4.9,10; 6.4-7; 11.18,19 etc), e se estendendo para o nível comunitário (2 Cr 17. 9).

 

Já no contexto da igreja primitiva, o apóstolo Paulo também deu demasiada importância quanto ao ensino e formação cristã, a semelhança de Jesus. Nas viagens missionárias realizadas, sempre expôs as Escrituras de forma eloqüente e sistemática, visando à conversão dos gentios e a edificação dos crentes. Quando escreveu a Timóteo, a este escrevia ensinando e recomendava-o instruir a outros: Se você transmitir essas instruções aos irmãos, será um bom ministro de Cristo Jesus, nutrido com as verdades da fé e da boa doutrina que tem seguido (1 Tm 4.6).

 

Num outro contexto, Paulo exorta novamente a Timóteo para a prática do ensino: E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros (2 Tm 2.2).

 

Estudar Teologia para alguns cristãos é correr risco. Há quem afirme que o obreiro ou quem estuda teologia pode se tornar um cristão frio, formalista ou que pode até se desviar da fé. Ora, os textos que citamos neste comunicado são críveis do ponto de vista bíblico e espiritual. Negar a educação teológica é uma estupidez. Precisamos saber que o conhecimento sem o espiritual pode levar alguns ao formalismo. O espiritual sem o conhecimento também pode levá-lo ao fanatismo religioso.

 

E conhecereis a Verdade, e a Verdade vos Libertará – Jo 8. 32.