Uniões e Departamentos

UCADJU

Ensinar a criança, funciona! Uma criança apropriadamente treinada teme ao Senhor e terá uma vida de sabedoria e de justiça como adulto. Somente um milagre da graça pode desfazer o mau ensino de uma criança. Deus é fiel. Sua palavra é fiel. Não questione esta promessa. As exceções não alteram a regra. Creia nela! Aplica-o!

Este provérbio é um mandamento, não uma sugestão. Ele é uma promessa, não uma possibilidade. Aqueles que acreditam na Bíblia confiam nesta regra tanto quanto nos outros versículos. Eles não são intimidados pela tarefa que está diante deles. Eles colocam a sua confiança nas preciosas Escrituras, e partem para a tarefa, hoje!

Salomão disse, "Instruir". Ele não disse criar. Algumas coisas nós criamos, mas as crianças, nós ensinamos. Dando à criança alimentos nutritivos, providenciando roupas adequadas, dando a ela o seu quarto próprio e beijando-a quando ela vai dormir, não é ensinar. A maioria das espécies animais faz isso pela sua prole. Ensinar uma criança é dar instrução e disciplina planejada com o objetivo de formar, a longo prazo, o caráter e a sabedoria no temor de Deus e no conhecimento das Escrituras.

Nós as formamos. Isto descreve o período entre o berço e a maturidade. O treinamento deve começar imediatamente, pois bebês podem ser ensinados que existe uma hora certa para se alimentar e que nem todo e qualquer choro recebe a atenção imediata. O bebê progride de um estágio de controle para um de instrução e, seguida, para um de aconselhamento. Isto continua através de sua puberdade e de um novo conjunto de desafios. Isto continua até a sua maturidade, quando então o jovem adulto forma um novo lar e o processo começa tudo de novo.

Nós os instruímos "no caminho". Os pais não podem instruir a cada passo, mas podem instruí-los no caminho (Gn 18:19). Deus as deu a nós, com uma mente como a de uma lousa em branco. Nós enchemos aquela mente com conhecimento e sabedoria divina. Da mesma forma em que as Escrituras não nos dita a cada passo de nossa vida, permitindo-nos muita liberdade individual, assim também nós as treinamos no caminho da santidade divina.

O menino deve ser instruído no caminho "em que deve andar". Não pode ser no caminho que ele quer ir. Cada criança tende para a loucura e ao pecado desde os nossos primeiros pais. Sem treino contra a tendência instintiva, eles se tornarão pecadores endurecidos e comprometidos com o pecado. Nenhum treinamento é treinamento tendencioso - você terá um filho tolo (Pv 29:15). O caminho que eles devem andar é o caminho da justiça, claramente exposta nas Escrituras (Dt 6:4-9; 29:29; Ef 6:4).

Quando forem "velhos" eles seguirão a instrução recebida. Aqui nós temos uma promessa para ser acreditada, mas ela também nos dá certa margem durante o difícil período da adolescência, ou durante os anos da adolescência, antes que se tornem "velhos". Apropriadamente instruídas como crianças, os anos da adolescência não precisam ser difíceis. Se treinados consistentemente, eles reverterão àquele treinamento quando forem adultos. Creia nisto! Conte com isto!